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Com que Limpar radiadores

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12 respostas a este tópico

#1
M Bento Amaral

M Bento Amaral

    Barão da Sopa da Pedra!!

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Vivam.
Para breve vou retirar o motor de um fiat 127.
Gostava de saber, com que produto, devo limpar o sistema de arrefecimento do motor e o interior do radiador, visto que la dentro deve tar aquela ferrugem de ha 30 anos.

Que prodto usarei? Onde poderei comprar?

:feliz: Many Tanks :feliz:
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#2
António Flores

António Flores

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Mauro,

O radiador é meter dentro de água quente e deixar lá estar 1 dia para que a sugidade se dissolva, algumas pessoas custumam pôr um pouco de vinagre, mas só se o radiador fôr de latão e cobre e de seguida com uma mangueira colocar lá dentro durante algum tempo ( 5 min). Mesmo assim eu acosenlho que depois de o carro estar a andar e com alguns km ( 500km) deves retirar todo o liquido e colocar novo.

Saudações

António Flores

#3
Telmo Silva

Telmo Silva

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Existem alguns produtos à venda nas lojas de peças auto, mas não sei até que ponto esses produtos "limpam" o radiador.
Eu nos meus carros custumo usar liquido anti-congelante com propriedades de limpeza anti-cálcario e tapa fugas, só que às vezes tenho surpresas, as peças que já estão muito degradadas normalmente cedem e depois parece um chuveiro.

#4
Luis A. Sá

Luis A. Sá

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eu uso liquido refrigerante mas é como diz o telmo as vezes o carro parece um chuveiro.

#5
Rui Coelho

Rui Coelho

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A melhor coisa é lavar com pressão o circuto do carro e do radiador, depois como já foi dito, liquido de radiador para dentro, andar algum tempo e trocar novamente, esse liquido vai corroer e soltar as acomulações de calcário e não só, existentes em todo o circuito
BMW 2002 - 1972
BMW 1602 - 1973
Escort MKI - 1974
Mini Cooper MKII - 1969

O 2002 já fumega...

Restauro BMW 2002 http://www.portalcla...read.php?t=4520
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#6
José Caldeira

José Caldeira

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Amigos, limpeza do sistema de refrigeração do motor parece-me bem, pelo menos uma vez por ano. Há no mercado diferentes marcas de produtos para limpeza, com Restore por exemplo, obtive bons resultados. Conselhos: seguir à risca as instruções do fabricante; depois de vazar todo o circuito encher com àgua normal, purgar o sistema, voltar a vazar e repetir mais uma vez; atestar com água normal e andar um bom par de Km; vazar novamente todo o circuito e fazer circular água com o recurso a uma mangueira até sair água completamente limpa; atestar com anticongelante de qualidade. Aconselho o liquido da Renault (não usar desses concentrados a que se junta água ou dessas marcas da treta, é dinheiro deitado ao cano e não protege coisa nenhuma)
IMPORTANTE-durante todas as operações que referi não esquecer de colocar o comando da "chofagem" no máximo do quente, não carece de ligar ventilador.
MUITO IMPORTANTE - Depois de purgar convenientemente o circuitro, deixar o motor a trabalhar até a ventoinha disparar, controlando sempre o manómetro da temperatura, se subir mais do que é costume, parar o motor imediatamente. O circuito pode não ter sido bem purgado. Colocar o vaso de expansão numa posição mais elevada e voltar a purgar o sistema. Atenção que a ventoinha leva algum tempo até "disparar", a água no radiador tem que atingir, nalguns casos cerca de 85ºC.
Ainda assim, é natural que depois de fazer alguns Km o nível baixe no vaso de expansão, o melhor é ir controlando e ter sempre à mão uma litrada do mesmo liquido.
ATENÇÃO - Para evitar acidentes deixar arrefecer o motor normalmente, antes de vazar ou atestar o circuito. Não esquecer de limpar as alhetas do radiador com jacto de água (Atenção que não é aconselhado o uso de máquinas de alta pressão).
É uma operação não muito complicada, mas atenção que se não for bem efectudada pode dar direito a queimar a junta da cabeça, no minímo. CUIDADO!
BOM TRABALHO

Este post foi editado por José Caldeira: 12 Fevereiro 2008 - 22:53


#7
José Sabino

José Sabino

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Tudo isto é muito bonito mas não em radiadores tão antigos!
" Concelho garantido:"
Retira o radiador como estava nos planos do restauro e manda-lo á casa dos radiadores.
Aí sim! Sai relativamente em conta e tem a garantia de que durante bastantes anos,não vai ter problemas.
( Produtos bons em radiadores fragilisados,é rotura certa.) É a minha opinião! Aquele abraço.J.S.

#8
Guilherme Bugalho

Guilherme Bugalho

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Tudo isto é muito bonito mas não em radiadores tão antigos!
" Concelho garantido:"
Retira o radiador como estava nos planos do restauro e manda-lo á casa dos radiadores.
Aí sim! Sai relativamente em conta e tem a garantia de que durante bastantes anos,não vai ter problemas.
( Produtos bons em radiadores fragilisados,é rotura certa.) É a minha opinião! Aquele abraço.J.S.


HI
Foi o que fiz com o radiador do meu vauxhall.
O homem de idade até comentou "é pá aos anos que eu não vejo um favo destes"
Depois de me colocar algumas condições lá concordou em "arranjar", limpou, pintou, deu uns retoques. Total 90 euros.
Concordo com o amigo, nada melhor que "pros".

#9
gonçalo vinha

gonçalo vinha

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Vivam.
Para breve vou retirar o motor de um fiat 127.
Gostava de saber, com que produto, devo limpar o sistema de arrefecimento do motor e o interior do radiador, visto que la dentro deve tar aquela ferrugem de ha 30 anos.

Que prodto usarei? Onde poderei comprar?

:feliz: Many Tanks :feliz:


lava com sonasol verde limpa tudo

#10
José Sabino

José Sabino

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Nessa circunstância,nada melhor que mandar á casa que repara rádiadores!
1º É sempre arriscado tratar de um radiador antigo e com ferrugem pois qualquer produto,se torna corrusivo e abre furos.
2º Não fica caro e é serviço garantido e com garantia."É só a minha opinião!"Aquele abraço.J.S.
.

#11
Guilherme Bugalho

Guilherme Bugalho

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Aqui há uns anos tive um 127, até 1982.
Quando "limpava" o radiador, normalmente limpava tambem a bomba de agua que começava a mij** por um buraco que tinha no meio.
Pros e mais nada. Há remedeios que ficam mais caros e nunca resolvem grande coisa (o carro está sempre escangalhado ou por isto ou por aquilo)

#12
Arlindo Lopes

Arlindo Lopes

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Vivam.
Para breve vou retirar o motor de um fiat 127.
Gostava de saber, com que produto, devo limpar o sistema de arrefecimento do motor e o interior do radiador, visto que la dentro deve tar aquela ferrugem de ha 30 anos.

Que prodto usarei? Onde poderei comprar?

:feliz: Many Tanks :feliz:


Pode experimentar os produtos da AAL Qímicos veja o Site aalquimicos.com, eles comercializam produtos muito bons para os nossos restauros.

#13
Arlindo Lopes

Arlindo Lopes

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Pode experimentar os produtos da AAL Qímicos veja o Site aalquimicos.com, eles comercializam produtos muito bons para os nossos restauros.




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